Encontro - 03/2016

ENCONTRO GRUPO RHTI ASSESPRO RS: 15/03/2016

 
1.   O primeiro momento do nosso encontro foi o coffee de boas vindas proporcionando maior integração.

2.   Após as 9h30min iniciamos a apresentação do trabalho desenvolvido por Jocélli Bertó e Leonardo O. de Oliveira sobre Liderança
3. Às 10h45min tivemos nosso primeiro momento Jornal

 

TEMA:  LIDERANÇA
Jocélli  trouxe um embasamento teórico que complementou a apresentação do encontro anterior “ Palestra de Paulo Amorim”.
Abordou 9 regras de ouro da liderança efetiva, realizando uma integração dos tópicos com as práticas desenvolvidas dentro das empresas participantes.  Os “CHAs” DA LIDERANÇA envolvendo diferentes pontos de vistas e autores e finalizou sua apresentação com uma discussão lançada para o grupo Chefe X Líder relacionando com Perfil, Cultura, Nato X Inato.
Algumas das realidades que foram expostas pelos participantes na discussão:
A presença de lideranças muito jovens;
Necessidade de diferenciar intimidade e aproximação para se ter uma gestão mais eficaz;
A necessidade de apropriar-se deste papel, não necessariamente ter o cargo (isso ocorre frequentemente em empresa de TI que trabalham por projetos);
RHs auxiliarem os líderes delegando e acompanhando as atividades e não assumindo as responsabilidades.
A importância do RH treinar e acompanhar os líderes (principalmente na gestão de pessoas) para que eles possam executar em momentos posteriores, sem a necessidade da presença do RH.

A dinâmica do encontro foi muito produtiva com a participação de todos e proporcionou a reflexão dos integrantes quanto a teoria apresentada e as práticas desenvolvidas pelos líderes das empresas que estão representando. Todos tiveram a oportunidade de dividir com o grupo a realidade de cada empresa e os modelos de liderança existentes em cada realidade específica que está diretamente associado a cultura das empresas e ao grupo que está sendo liderado.

 

4.  Após a apresentação iniciamos nosso momento jornal.

Foi abordado principalmente o momento atual de mercado de trabalho e recessão.
Como as empresas participantes estão driblando a crise Política X Financeira do país. E as melhores práticas desenvolvidas por estas para passar este momento difícil.

SEGUEM ALGUMAS PRÁTICAS:

Redução de custos, mas não de cargos, com a contratação de novos profissionais e desligamento dos mais antigos;
A oportunidade rever as competências existentes internamente e reavaliar se os perfis realmente estão de acordo com as necessidades;
A oportunidade de trabalhar melhor nos processos e “arrumar a casa”. Trabalhar mais pró-ativamente;
Buscar soluções para manter a equipe em períodos de baixa demanda, através do desenvolvimento de projetos internos (sistemas para a própria empresa, mantendo os profissionais desalocados trabalhando, motivados e sentindo-se útil) e qualificação da equipe com treinamentos internos em novas tecnologias;
A diminuição do turnover ;
A oportunidade de encontrar profissionais mais qualificados no mercado com um custo menos que 2015;
Algumas empresas aproveitando o momento para expandir o negócio, inclusive com abertura de filiais em outros estados;
As riquezas que o Brasil tem e as inúmeras oportunidades de negócio ainda serem exploradas, sendo este é apenas um momento sócio político conturbado.

Foi um momento muito rico, onde pudemos trocar também os aspectos positivos e as oportunidades de novos negócios neste momento difícil.

Finalizamos com uma avaliação do encontro que foi excelente justamente pela oportunidade da troca de experiência,  com o agradecimento a excelente apresentação da Jocélli e da participação de todos.

 

  • Apoio
    • CIC TI
    • Staff RH
  • Realização
    • ASSESPRO-RS

Informações: ASSESPRO-RS (51) 34335184 financeiro@assespro-rs.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui